O Sim de maria....
Um dia , eu também tive quinze anos.... consegue lembrar dos seus.....
A Virgem Maria quando foi visitada pelo Anjo Gabriel, tinha apenas 15 anos, a poucos meses Ela tinha se tornado uma mulher.
Quando escutamos a narração das Sagradas Escrituras, onde lemos a visita do anjo, parece tudo lindo, como um conto de fadas. Mas não foi bem assim. Podemos imaginar a surpresa e o medo da Virgem Maria.
Vou tentar neste pequeno texto, aquilo que meu coração sente, ao ler esta passagem da Bíblia, narrar não um conto de fadas mas sim uma História verdadeira de uma Jovem Mulher, que viveu numa época onde as mulheres eram tidas como objectos; bom isso em certas partes do mundo ainda não mudou, mas isso é para outra reflexão.
Podemos imaginar então a surpresa e o espanto ou medo da Virgem Maria, quando foi visitada pelo Anjo Gabriel que a lhe saldou com " Alegra-te cheia de Graça. O Senhor é contigo ".
Claro que era para assustar, pois naquela época todos viviam sobre o pecado original, como era ensinado na sinagoga. Podemos notar esse medo de Maria, pois logo em seguida o Anjo diz: Não temas Maria, porque encontraste graças diante de Deus. "Vai conceber no teu seio e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. e o Senhor Deus Lhe dará o trono de David, seu pai. Reinará sobre a casa de Jacob por todos os séculos, e o seu reino não terá fim ".
Maria não mediu nas consequências que poderia ter de facto no teu sim, uma vez estando casada ou pelo menos comprometida com José. Mas ela não aceitou de imediato, teve coragem e perguntar como isso poderia acontecer se ela não conhecia homem algum, isto é não tinha se deitado com nenhum homem. Essa referencia não conheço homem algum: Não era uma coisa sem importância , mas para Ela era fundamental. Na verdade ou esse ponto da questão se resolvia deixando bem claro que não se veria forçada a nada impróprio para uma jovem honesta, ou poderia ter a certeza que o que era oferecido a Ela não provinha de Deus. Pois Deus não pode se contradizer . Deus é Deus.
Dessa maneira o Anjo Gabriel, soube desfazer toda a suas dúvidas: " O Espírito santo descera sobre ti - Disse - e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o que há-de nascer de ti será santo e será chamado Filho de Deus." Como se diz, estas palavras devem ter colocado tudo no seu devido lugar, ou seja Ela faria a vontade de Deus sem colocar a sua honra em jogo. Ela continuaria virgem sem mácula. e assim não trairia seu noivo. Porque para Maria Deus não se contradiz a si mesmo. Não é hoje sim e amanhã não. Ele é sempre sim grande , nobre e permanente.
Posso imaginar a sequência da conversa com o Anjo, pois o mesmo continuou a falar pois talvez pensasse que Maria tinhas dúvidas. Se tinhas dúvidas não sei, só sei é que o anjo acrescentou: "Ouve, também sua prima Isabel tua parenta, concebeu um filho na sua velhice, e este é já o sexto mês daquela a quem chamaram estéril, porque a Deus nada é impossível. "
Penso que para a Virgem Maria já não necessitava desse argumento do Anjo, porque ela já tinha decidido. Foi então que Ela disse: " Eis a escrava do senhor - Disse- Faças em mim segundo a tua palavra ". Só assim então o anjo foi-se embora.
Agora podemos imaginar o nervosismo do Anjo, se é que eles podem ficar nervoso, mas é apenas uma reflexão, pois não teólogo para afirmar se os anjos possuem esse tipo de sentimento. Bom Imagina a sua atitude perante estar frente a frente a Escolhida.
Imagina a sua ansiedade a daquele que receia que seu pedido possa ser rejeitado e que a vida da humanidade dependia do Sim.
Com o Sim De Maria o Todo-Poderoso inaugura uma nova criação, uma nova aliança, uma nova história de amor definitiva e eterna com um povo em que coubessem todos os homens.
Walfrido Barbosa
0 comentários:
Enviar um comentário