sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Cientista Galileu Galilei
Será a primeira vez em 400 anos, que um alto representante do Vaticano oficiará no domingo,dia 15 de fevereiro, em uma basílica de Roma, a missa será em memória do astrônomo Galileu Galilei, condenado pela inquisição onde foi reabilitado pela Igreja 350 anos depois de sua morte.
O Arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, que presidirá a eucaristia na basílica de Santa Maria dos Anjos, da capital italiana, segundo uma nota da Federação Mundial de Cientistas (WFS), divulgada nesta sexta-feira, 13, pelo Vaticano.
Foram convidados para o evento, segundo a WFS, vários cientistas, entre eles um grupo de pesquisadores chineses, que doarão uma estátua em bronze de Galileu feita por um artista chinês.
A Missa será para marcar o Ano da Astronomia, convocado pelas Nações Unidas para comemorar os 400 anos das primeiras descobertas astronômicas, o Vaticano numa maneira de se redimir perante a comunidade científica, uniu a diferentes iniciativas para ressaltar a figura de Galileu.
O Vaticano considera que após a reabilitação de Galileu por João Paulo II, em 1992, os tempo "estão maduros" para uma nova revisão de sua figura, "que a Igreja deseja honrar", segundo disse recentemente o arcebispo Ravasi.
Conforme diz o Arcebisto Gianfranco Ravasi,o ano dedicado a Astronomia representa para a Santa Sé uma importante ocasião de aprofundamento e diálogo sobre a astronomia e o astrônomo italiano. O cientista Galileu foi o primeiro homem que olhou com um telescópio para o céu, abrindo assim para a humanidade um mundo até então pouco conhecido, ampliando a visão do nosso conhecimento. A Igreja deseja honrar a figura de Galileu, genial e inovador e filho da Igreja."
Texto retirado ( Estadão.com.br )
Só fico triste em saber que a minha Igreja levou 350 anos para reabilitar esse homem, que por desafiar as leis de sua época, foi condenado injustamente, por contrariar as leis pregada naquela época.
Sei que em história devemos olhar com os olhos da época e não com os olhos de hoje.
Mas como se diz antes tarde do que nunca. A minha igreja é Santa e Pecadora, Santa porque temos o Espírito Santo agindo no meio dela e Pecadora porque ela é movida também por homens e como todos sabemos homens erram.
Temos um Deus na Santíssima Trindade que esta sempre corrigindo os erros cometido por nós homens. Obrigado Jesus por fazer com que a minha igreja celebre a Eucaristia em honra desse homem que contribuiu para uma nova visão da ciência.
Peço a Deus que nunca mais volte acontecer estes tipos de erros e que possamos ter Santos Pastores dirigindo a nossa Igreja, como foi o nosso saudoso Santo Padre o Papa João Paulo II.
Walfrido Barbosa
0 comentários:
Enviar um comentário