Sacramento do Baptismo

domingo, 10 de agosto de 2008

Sacramento do Baptismo. Este Sacramento é o primeiro da iniciação cristã, acompanhado pela Confirmação e Eucaristia. Os fiéis renascidos no Baptismo, são fortalecidos pelo Sacramento da Confirmação e depois alimentados com o alimento da vida eterna na Eucaristia

O Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, é a porta que abre aos outros sacramentos.
É através do Baptismo que somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo.
Baptismo
A palavra Baptismo quer significar mergulhar, imergir. Este imergir ou mergulhar nas águas simboliza o sepultamento do homem velho na morte de Cristo, da qual com Ele ressuscita, como nova criatura. ( 2 COR 5,17; GL 6,15 ).
Também podemos chamar o Sacramento do Baptismo, como " o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo " ( Tt 3, 5 ). Pois a através desse banho é que se realiza o nascimento a partir da água e do Espírito, sem a qual " ninguém pode entrar no reino de Deus " ( Jo 3,5 ).
O baptismo é o mais belo e o mais magnífico dom de Deus. Chamamo-lo de dom da graça, unção, iluminação, veste de incorruptilidade, banho de regeneração, selo e tudo o que existe de mais precioso.
DOM, porque é conferido àqueles que nada trazem;
Graça, porque é dado até a culpados;
Baptismo, porque o pecado é sepultado na água;
Unção, porque é sagrado e régio ( tais são os que são ungidos );
Iluminação, porque é a luz resplandecente;
Veste, porque cobre a nossa vergonha;
Banho, porque lava;~
Selo, porque nos guarda e é o sinal do senhorio de Deus.
O Baptismo é um sacramento da fé. A fé que se requer para o Baptismo não é uma fé perfeita e madura, mas um começo , que é chamado a desenvolver-se, por isso que é feita sempre a pergunta pelo padre aos padrinhos ou ao próprio catecúmeno: " Que pedis à Igreja de Deus?".
E eles respondem: "A Fé ".
Em todo os baptizado, sejam eles crianças ou adultos, a fé deve crescer após o Baptismo. è por isso que a Igreja celebra cada ano , na noite pascal, a renovação das promessas baptismais. O baptismo é a fonte da Vida Nova em Cristo, fonte esta da qual brota toda a vida cristã.
Para que a graça baptismal possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Este é também o papel do Padrinho ou da Madrinha, que devem ser cristãos firmes, capazes e prontos a ajudar o novo baptizado, criança ou adulto, na sua caminhada na vida cristã.
Quem pode Baptizar ?
Geralmente quem realiza o Baptismo, são os ministros ordinários do baptismo o Bispo e o Padre, na igreja latina também o Diácono, Mas em caso de necessidade, qualquer pessoa pode baptizar, mesmo que esta não seja baptizada, a única condição é que essa pessoa tenha a intenção exigida, ou seja que tenha intenção de querer fazer o que a igreja faz quando baptiza e aplica a formula trinitária (Derramar agua na cabeça da pessoa e dizer : Eu te baptizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo ).
O rito do Baptismo consiste em mergulhar na água o candidato ou derramar água sobre a sua cabeça, pronunciando a invocação da Santíssima Trindade , isto é Pai filho e Espírito santo.
O fruto do Baptismo ou graça baptismal, é uma realidade rica que comporta: a remissão do pecado original e de todos os pecados pessoais; o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem torna -se filho adoptivo do Pai, membro de Cristo, templo do Espírito santo. Com isso mesmo, o baptizado é incorporado à Igreja, corpo de Cristo, e se torna participante do sacerdócio de Cristo.
Desde os tempos mais antigos, o Baptismo é administrado às crianças, pois é uma graça e um dom de Deus que não supõe méritos humanos; as crianças são baptizadas na fé da Igreja. A entrada na vida cristã dá acesso à verdadeira liberdade.
Fonte: ( Catecismo da Igreja Católica )
Walfrido Barbosa

0 comentários:


 
Renascer Hoje - Made free by Free Blog,SEO Created by Diznews Online
by TNB